terça-feira, 18 de novembro de 2008

7 Curiosidades sobre Gandhi

1. Gandhi casou-se com a idade de 13 anos através de um acordo entre as respectivas famílias, com uma menina da mesma idade, chamada Kasturbai.
2. Ele cursou a faculdade de Direito em Londres, apesar de os costumes da época não permitirem que uma pessoa de sua casta (sua classe social) fosse para a Inglaterra. Segundo a tradução, uma pessoa da casta vaishya via o ato de cruzar o oceano como contaminante. Por causa de sua ida à Inglaterra, ele foi excomungado de sua casta (e ele ligou muito para isso... ;)
3. Alguns meses antes de Gandhi ir estudar na Inglaterra, sua esposa Kasturbai deu a luz a um menino. Ele a deixou na Índia enquanto estudava (pode?). Na verdade, era comum Gandhi deixá-la em algum lugar enquanto viajava pelo mundo.
4. Por falar nisso, a esposa de Gandhi morreu de pneumonia. Parece estranho, mas quando Gandhi teve malária, ele permitiu ser tratado com quinino; quando teve apendicite, permitiu que os médicos fizessem a cirurgia de retirada do órgão. Porém, quando sua esposa teve pneumonia, ele não deixou (apesar dos apelos dos médicos - quem diria – britânicos!) que sequer uma injeção de penicilina fosse aplicada nela.
5. Gandhi era pacificista, mas....
5.1. Ele participou da II Guerra dos Boêres. Esse foi um conflito entre colonos de origem holandesa e francesa na África do Sul que brigavam com os britânicos que queriam suas minas de diamante - o final da guerra? Claro que os britânicos ganharam. Gandhi organizou e conduziu um corpo médico [Indian Ambulance Corps] de 1.100 voluntários para alimentar e cuidar dos feridos.
5.2. Gandhi apoiou fielmente o Império Britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, ele chegou a convencer outros indianos a se alistarem para servirem o Império britânico na I Grande Guerra.
6. As últimas palavras de Gandhi foram “Oh. Rama”. Embora algumas pessoas digam que a expressão seria algo como “Oh, Deus”, Rama representa a sétima reencarnação de Vishnu. Esse é considerado o maior deus hindu.
7. Nathuram Godse, o assassino de Gandhi , o matou em 30 de janeiro de 1948. Ele atirou três vezes com uma pistola Beretta semi-automática. Nathuram rendeu-se imediatamente após os tiros. Ele foi enforcado em 15 de novembro de 1949. Sei irmão, Gopal Godse, morreu aos 86, depois de passar 16 anos na prisão. Ele disse que nunca se arrependeu de ajudar no assassinato de Gandhi.

Referências bibliográficas:

d. http://eserver.org/history/ghandi-nobody-knows.txt - From the magazine, "Commentary," March 1983, published monthly by the American Jewish Committee, New York, NY.]

Nenhum comentário: